quinta-feira, 26 de junho de 2008

Liberdade, abre as asas sobre nós!

Sempre digo que política, religião e futebol não devem ser discutidos. Raramente se chega a um consenso e a chance de alguém sair magoado da discussão é grande. Mas, hoje, li uma notícia no jornal que gerou opiniões e idéias conflituosas na minha cabeça, então decidi compartilhar com vocês que lêem o blog.

Ontem, cerca de mil evangélicos tentaram invadir o Senado, para protestar contra um projeto de lei que criminaliza a homofobia (rejeição ou aversão a homossexuais e à homossexualidade). Os manifestantes alegavam que a medida fere a liberdade de expressão, já que, caso seja aprovada, será proibido condenar a homossexualidade em cultos religiosos.

A princípio, estava escrevendo um texto condenando o protesto, por considerar um ato de intolerância e, seja hipocrisia ou não, não tolero intolerância. Eu não tenho religião. Tenho fé. E a minha crença é que tudo é certo, tudo é permitido, desde que suas ações não prejudiquem outras pessoas. Mas esta é a minha opinião, sei que existem outras, e procuro respeitá-las.

Muitas religiões condenam a homossexualidade. Discordo totalmente, mas respeito. Calma! Óbvio que sou contra qualquer manifestação ofensiva ou violenta contra gays e lésbicas. Segundo minha crença, xingar ou agredir alguém somente porque ele apresenta um comportamento diferente do seu, é errado. Você interferiu na liberdade do outro, então perdeu a razão, o juízo, a noção.

Mas será que a Igreja Evangélica, e demais religiões, não têm o direito de explicar aos seus seguidores quais motivos as levam a acreditar ser errado amar e/ou manter relações sexuais com alguém do mesmo sexo? Será que também não é intolerante proibir que estas opiniões sejam ditas dentro das igrejas, templos, sinagogas, e outros locais religiosos?

Desde que não seja pregada a violência, muito menos a intolerância, e tudo seja dito sem ofensas e agressões, não deveria ser aceitável a exposição de qualquer ponto de vista?

ps.: Reparem nos pontos de interrogação. Não estão aí à toa. Não estou afirmando nada, porque não consegui formar uma opinião concreta sobre o assunto. Exponham suas idéias para me ajudar a enxergar melhor todos os lados da discussão!

Nenhum comentário: